Representante da Associação Pantaneira da Pecuária Orgânica – ABPO e do Instituto Taquari Vivo, participam essa semana do Forúm Metano na Pecuária – O Caminho para a Neutralidade Climática, que tem como objetivo discutir os verdadeiros impactos da pecuária na emissão de Gases do Efeito Estufa. O evento acontecerá em São Paulo, nos dias 4 e 5 de maio e deve reunir produtores rurais, ongs e executivos de diversas regiões do país.
“Queremos entender o que está em discussão no cenário nacional e internacional, quais os índices e estudos que precisamos levantar através das pesquisas científicas, a fim de demonstrar o alto nível de sustentabilidade da pecuária praticada no bioma Pantanal. Existe uma grande necessidade de encontrarmos meios que rentabilizem os serviços ambientais prestados pelo produtor rural e este é um desafio que esperamos superar em breve. Nosso intuito é colaborar com essas e demais discussões, apresentando nosso sistema produtivo pantaneiro como uma referência em baixas emissões para a pecuária brasileira”, sinaliza o presidente da ABPO, Eduardo Cruzetta.
Realizado pelo JBS e pela SilvaTeam, o evento também quer debater as técnicas e métricas utilizadas para medir as emissões, assim como as soluções disponíveis para mitigação das emissões, cases de sucesso de iniciativas público/privadas e as oportunidades para financiamento e créditos de carbono.
“É fundamental participarmos dessas discussões para compreendermos de que forma podemos contribuir e ainda avaliar o que tem sido feito por grandes empresas, a fim de estabelecer e valorizar a produção agropecuária, com sustentabilidade”, destaca Renato Roscoe, executivo do Instituto Taquari Vivo.
“Este tipo de evento é essencial para desmistificarmos questões da emissão de metano relacionadas a pecuária e principalmente para encontrarmos alternativas que diminuam o impacto e que nos levem para uma produção cada vez mais sustentável e em sintonia com a preservação ambiental, assim como compreender qual o papel de cada um dentro dessa problemática”, completa Roscoe.
Entre os palestrantes do evento terão representantes de entidades como Embrapa Gado de Corte, Universidade de Bologna, FAO, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e outras, que dividirão espaço com empresas privadas.